Festa de fim de ano: gafes para não cometer

Por mais encantadores que sejam o significado e o conceito de Natal e Ano-Novo, muitas pessoas sentem um verdadeiro pavor ao se imaginarem interagindo com seus familiares e parentes distantes durante as celebrações. Os motivos são diversos, porém quase que constantes. Saiba quais são os deslizes mais comuns e constrangedores nas confraternizações dessa época e se policie para não cometê-los.

Leia mais:
Looks de Ano-Novo: dicas para incrementar roupas brancas
Promessas de Ano-Novo: quais são as mais comuns e como cumpri-las
10 tradições mais estranhas do mundo para o Ano-Novo

5 erros comuns nas festas de Ano-Novo

Comer demais e levar para viagem: não é elegante comer como se não houvesse o dia seguinte. Pior ainda é pedir para levar para comer no dia seguinte.

Beber demais: por mais que seja um momento de comemoração, o Ano-Novo não é o momento mais apropriado para tomar um porre e dar vexame em plena festa. Na verdade, nenhum momento é.

Falar mal da festa e dos convidados: independente da confraternização alcançar ou não suas expectativas, educação e bom senso acima de tudo.

Comentários desnecessários: evite expor os convidados. Comentar em alto e bom som o quanto alguém engordou, por exemplo, é quase sempre fonte de climão durante essas ocasiões.

Perguntas inconvenientes: outra forma de exposição tão comum quanto desagradável é fazer perguntas que geram situações embaraçosas, como perguntar para aquela pessoa que está solteira há anos por que ela não consegue um namorado.