Bife grelhado é uma ótima opção para quem está de dieta. No entanto, para que seja verdadeiramente saudável, ele deve ser feito completamente sem óleo. E é aí que muita gente erra a mão, pois pensa que a carne preparada sem nenhuma gordura queima ou gruda no fundo da panela.
Leia também:
Como preparar aves e frangos mais saborosos: nove dicas
Como garantir que o frango grelhado fique suculento
Dicas para fugir da mesmice da dieta
Uma colher de sopa de óleo vegetal contém 120 kcal, o que, por si só, já torna o prato menos viável para quem quer perder peso. Porém, o principal problema é que, ao ser aquecido, este e outros tipos de óleos – incluindo o azeite de oliva extra virgem – saturam e transformam-se em uma gordura nociva à saúde, que favorece o aumento do colesterol, da pressão arterial e do peso.
Além do cozimento em água e no vapor, que são opções bastante saudáveis, existe uma maneira de grelhar frango, carne e até alguns peixes na própria frigideira sem utilizar nem uma gota de óleo.
Carne grelhada sem óleo
Com essa técnica, você consegue preparar filé de frango, carne moída, bife de carne vermelha, ovo “frito” e filés de peixe que não sejam muito fininhos. O salmão, por exemplo, pode ser grelhado sem óleo. Já o linguado precisa de um pouco de óleo, senão gruda no fundo da panela e se desfaz.
Como fritar com água
![](/wp-content/uploads/migration/fritar-sem-oleo-1.jpg.jpg)
Tempere os filés a gosto. Se preferir, você pode deixar para temperá-los durante o cozimento ou depois. (Crédito: Thinkstock)
![](/wp-content/uploads/migration/fritar-sem-oleo-2.jpg.jpg)
Aqueça uma frigideira antiaderente. (Crédito: Thinkstock)
![](/wp-content/uploads/migration/fritar-sem-oleo-3.jpg.jpg)
Coloque os filés e abaixe o fogo. Ele deve permanecer na temperatura mínima de agora em diante. Deixe a carne grelhar até que a parte de baixo esteja levemente dourada. Você vai notar que a frigideira ficará com uma crosta dourada. Não se preocupe, pois ela sairá facilmente e penetrará na carne, deixando-a douradinha. (Crédito: Thinkstock)
![](/wp-content/uploads/migration/fritar-sem-oleo-4.jpg.jpg)
Vire os filés e adicione um pouco de água em temperatura ambiente (de 1 a 2 dedos, dependendo do tamanho da panela e espessura dos bifes). Com um garfo, esfregue a carne para ‘roubar’ o queimadinho do fundo da panela. (Crédito: Thinkstock)
![](/wp-content/uploads/migration/fritar-sem-oleo-5.jpg.jpg)
Vá virando os filés e adicionando água aos poucos até que a carne esteja cozida. Se estiver preparando carne moída, mexa às vezes e observe se é necessário colocar mais água. (Crédito: Thinkstock)
![](/wp-content/uploads/migration/fritar-sem-oleo-6.jpg.jpg)
Para fazer o ovo ‘frito’, aqueça bastante a frigideira e coloque o ovo, tomando cuidado para não quebrar a gema. Salgue e despeje 1 colher de sopa de água sobre ele. Cubra-o imediatamente com uma tampa e espere cozinhar. (Crédito: Thinkstock)