Apesar de o aumento das máquinas de café expresso, o café preparado à moda antiga com coador ainda é o preferido dos brasileiros. Segundo dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), 93% dos apreciadores da bebida preferem prepará-la em filtro de pano ou papel.
Leia também
Como fazer um café muito cremoso
Café na gravidez pode? Deixa o bebê agitado? Especialista explica
Café emagrece: saiba como a bebida atua no organismo
Especialidade das avós, fazer o café coado perfeito tem alguns segredos. Veja no infográfico dicas para fazer um café cheiroso e gostoso em casa:
Como fazer café coado
Se for possível, faça o café com o grão moído na hora. Além de obter um café mais cheiroso, o sabor da bebida com o grão moído na hora é incomparável. Contudo, se não for possível, evite deixar o pó de café aberto por mais do que 20 dias.
A qualidade do café também depende muito da água. O ideal é que seja mineral ou filtrada e esteja em uma temperatura entre 94ºC e 96ºC. A água da torneira não é indicada porque o cloro modifica os elementos aromáticos do café.
O segredo para remover os resíduos do filtro, como a goma do papel, é escaldá-lo antes de colocar o pó. Basta despejar um pouco de água quente no filtro antes de colocar o pó de café.
O truque para obter uma extração uniforme é colocar um pouco de água quente no pó para deixá-lo úmido e despejar o restante da água só após esse processo.
Na hora de despejar a água no filtro, o mais indicado é ir colocando aos poucos para que ela envolva totalmente o pó do café.
Para quem gosta de um café na medida certa o segredo é colocar 10 g de café para 100 ml de água ou simplesmente 1 colher de sopa cheia para uma xícara média de água.
Se quiser um café mais suave, use o coador de papel, que absorve os óleos essenciais do grão.
Para os amanantes de café, a dica é aprender também a preparar cafés gelados:
–>