Como escolher tomate e como fazer molho caseiro

por | jun 30, 2016 | Receitas

Molho de tomate caseiro deixa qualquer receita mais saborosa e com aquele toque de mãe ou avó. Contudo, preparar molho de tomate em casa também tem seus segredos e truques.

Leia também

Nhoque de mandioquinha com molho de tomate 

Molho de frango com palmito diferencia macarrão 

Receita de patê de ricota com tomate 

A nutricionista Natalia Santos ensina como escolher o melhor tomate para saladas e molhos e lista os segredos que deixam o molho ainda mais saboroso. As dicas foram cedidas ao Bolsa de Mulher pelo site Sabores Ajinomoto.

Tomates ideais para molho

Tomate débora está na lista dos tipos indicados para o preparo de molho / Crédito: Thinkstock

Segundo a nutricionista, existe uma variedade de tipos de tomate e é preciso saber quais suas principais características e para que tipos de pratos são indicados. “Para o preparo de molhos, o tipos mais indicados são aqueles com mais polpa e menos acidez, como o italiano e débora”, ensina ela.

Tomates ideais para salada

Ainda de acordo com a nutricionista, o tomate caqui é ideal para a salada porque tem a polpa suculenta e acidez na medida certa. “O tomate cereja também é indicado porque é adocicado e deixa a salada mais bonita”, completa.

O tomate tipo carmem também pode ser usado na salada porque tem a vantagem de durar mais tempo na geladeira. “Contudo ele desmancha mais na hora do corpo, é um pouco aguado e de polpa mais dura”, diz Natalia.

O tomate do tipo cereja é ótimo para saladas / Crédito: Thinkstock

Tomate ideal para assar ou rechear

Outra maneira deliciosa de aproveitar o tomate em receitas fáceis é assá-lo ou recheá-lo. Segundo a nutricionista, para esse tipo de preparo o tomate mais indicado é que holandês.

Como fazer molho: segredos

A especialista explica que para preparar um molho de tomate caseiro tão gostoso quando o da vovó é preciso ficar atenta a algumas dicas simples de preparo. “É importante retirar a pele e as sementes do tomate para reduzir a acidez do molho”, ressalta ela. Outro truque é retirar o miolo do tomate no momento certo para evitar que a receita fique aguada. “Essa parte deve ser retirada somente depois que o tomate estiver sem pele”, explica Natalia.

Como tirar pele de tomate

É possível tirar a pele do tomate sem complicação. Como? A dica da nutricionista é fazer levemente um “x” na ponta do tomate e levá-lo à panela com água fervente. Depois de alguns minutos, a pele começará a soltar. “Nessa hora, basta tirar o tomate da água quente e colocá-lo em uma panela com água gelada. Depois de poucos minutos, será possível tirar toda a pele praticamente sem esforço nenhum”, ensina ela.

Para diminuir a acidez do molho, a dica é retirar a pele e as sementes do tomate / Crédito: Thinkstock

Como tirar semente de tomate

Depois de tirar a pele, é preciso também retirar as sementes para evitar que o molho fique muito ácido. Segundo a nutricionista, o truque é cortar o tomate sem pele ao meio e cortar ao meio novamente. “É nessa hora que o miolo deve ser cortado”, enfatiza Natalia. Para tirar a semente, basta usar uma colher.

Como tirar acidez e temperar molho de tomate

O segredo final é picar metade dos tomates sem pele e sem semente em cubos e bater o restante no liquidificador. “Quem preferir um molho mais rústico, pode picar toda a porção de tomate em cubos”, afirma a nutricionista.

O truque final é colocar um dente de alho descascado ou uma cenoura ralada desde o início do cozimento do molho para garantir que esses itens eliminem totalmente a acidez do alimento. “Depois é só deixar o molho apurando até encorpar e servir com o prato desejado”, completa.

Assista ao vídeo e tire todas as dúvidas sobre os tipos de tomate e o preparo do molho:

http://youtu.be/I2U90Lkl82k