Quem nunca colocou uma garrafa de cerveja deitada no congelador para gelar mais rápido que atire a primeira pedra. Ou virou o copo para evitar a formação de espuma. Estes dois hábitos tão comuns podem facilitar a oxidação da bebida e comprometer seu sabor e qualidade. Após conferir as dicas abaixo, você nunca mais vai tratar a cerveja do mesmo jeito.
Leia também:
Bebida alcoólica engorda e pode aumentar as chances de infarto
Uma lata de cerveja tem tantas calorias quanto 25 gramas de bacon
Aprenda a evitar e curar a ressaca
Como gelar cerveja
Bebida deve ser sempre mantida em pé. Crédito: Shutterstock
As cervejas devem ser armazenadas em pé para diminuir a superfície de contato com o ar e, consequentemente, as chances de oxidação. Além disso, o ideal é que ela seja resfriada gradualmente para preservar o sabor e vá para o freezer apenas minutos antes de ser servida.
Temperatura ideal
Bebidas em temperaturas muito baixas anestesiam as papilas gustativas, fazendo com que você perca a sensibilidade para apreciar o sabor. As cervejas devem ser servidas geladas, mas sem exageros.
Chope ou cerveja?
A cerveja passa por um processo chamado pasteurização, um choque térmico que lhe garante maior prazo de validade. Já o chope não passa por este tratamento e tem um prazo de validade menor, devendo ser consumido sempre fresco.
Colarinho
A espuma protege a bebida da oxidação, reduz a perda de gás e ajuda a manter a temperatura. Dois dedos de espessura é o ideal.
Cerveja de garrafa x cerveja de lata
O produto é o mesmo, mas aroma e sabor podem ser influenciados pelo modo de conservação e resfriamento da bebida. O ideal é manter a temperatura constante, pois ao mudar bruscamente a temperatura, o sabor da cerveja é prejudicado.
Copo para tomar cerveja
Existem vários tipos de cerveja que variam de acordo com a forma de produção e para que os diferentes sabores e aromas sejam ressaltados, cada estilo de cerveja pede um tipo de copo. A larger combina com tulipas ou canecas, a lambic pede taças do tipo flauta, enquanto a ale pede copos maiores.
Para acompanhar a cervejinha, nada melhor do que um bom petisco. Confira este vídeo e aprenda a preparar deliciosos aperitivos de linguiça.