Qual o segredo do morango branco produzido em Atibaia (SP)?

por | ago 31, 2022 | Novidades

Atibaia, cidade no interior de São Paulo, já é bastante conhecida por sua produção de morangos. Mas a região pode ficar ainda mais famosa depois que receber a permissão para vender um tipo bem incomum da fruta: o morango branco.

Morango branco de Atibaia

O morango branco já é comercializado há anos nos Estados Unidos, Europa e Japão, de onde o produtor Aflânio Tomikawa trouxe a ideia para o Brasil. Desde 2018, ele se dedica a pesquisar sobre o alimento e, através do seu trabalho, descobriu a possibilidade de gerar frutas de cores variadas.

https://www.instagram.com/p/CUqOsq6Fvg7/

Em entrevista ao portal G1, o produtor explicou que o segredo do morango branco por dentro e por fora está no processo de modificação genética com o cruzamento de espécies. “Nesse caso, cruzamos com espécies de frutos que tem baixo nível de antocianina, a substância responsável pela cor vermelha do morango tradicional. E é por isso que eles ficam brancos”, afirmou.

O morango branco de Atibaia tem textura e aroma idênticos aos tradicionais, mas é mais docinho e menos ácido. A fruta diferenciada é uma produção do Projeto Jiritsu, liderado por Aflânio Tomikawa.

De acordo com o produtor, como o morango branco é geneticamente modificado, ele precisa ser registrado junto ao Ministério da Agricultura para a venda seja liberada. O órgão já foi acionado e o pesquisador agora espera o retorno para poder levar o produto às feiras e aos supermercados.

https://www.instagram.com/p/CRyT8ZxF91N/

Destaques gastronômicos do Brasil