Apesar de apreciarem sabores ousados e apimentados, os jurados do “MasterChef” (Band) recentemente se surpreenderam negativamente com um prato criado no programa. Inspirado especialmente na culinária indiana, o participante Rafael preparou um ravioli recheado cujo molho fez Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Érick Jacquin arregalarem os olhos – e, ainda que o prato tenha desagradado no contexto, esta característica é bastante forte na cozinha que o inspirou.
Prato apimentado no “MasterChef” choca jurados
Recentemente no “ MasterChef”, o participante Rafael preparou uma receita que surpreendeu os jurados, mas não da forma como gostaria. Dentro do tema que lhe foi designado, Rafael se inspirou, em grande parte, na culinária indiana para criar um ravioli de matcha recheado de salmão e camarão em meio a um bisque de pimenta – molho que, na realidade, é um tipo de caldo típico da França.
Ao provar o prato, os três chefs que julgam as provas, Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Érick Jacquin, torceram o nariz e arregalaram os olhos devido ao sabor apimentado. “Passou na pimenta, e a pimenta acaba roubando”, afirmou Fogaça. “Esse prato chama ressurreição. Dá para acordar um cara que morreu faz quinze anos”, brincou Jacquin.
Helena Rizzo, porém, fez uma observação sobre a relação entre o forte sabor apimentado e a inspiração do prato. “Tudo bem que é Índia, mas o excesso de pimenta tirou um pouco essa coisa do camarão, da tua bisque”, pontuou a chef, se referindo ao fato de que, junto do uso de curry, canela e frutos do mar no recheio do macarrão, o sabor apimentado é uma característica marcante da culinária indiana.
Como é a culinária indiana?
De acordo com o site oficial do turismo na Índia, a culinária do país é extremamente diversa, comportando sabores e técnicas desenvolvidas por quase 10 mil tribos e comunidades há milhares de anos. Extremamente rica, a culinária indiana varia muito de região para região, incluindo desde áreas em que a carne de porco é proibida até locais nos quais a alimentação é primordialmente vegetariana.
Na época das grandes navegações, a Índia era uma das principais fontes de especiarias – e, não à toa, a culinária do país tem como marca registrada a mistura de temperos que, de tão intensa, dificulta a distinção entre o que vai em cada receita. Em geral, se usa muito temperos como noz-moscada, açafrão, canela, cardamomo, cúrcuma, gengibre, assafétida, coentro, cominho, mostarda – e, é claro, inúmeros tipos de pimenta, especialmente a vermelha e a preta.
Apesar de ter trazido à bancada do “MasterChef” uma mistura de sabores típica da Índia – com notas de canela, páprica e curry no recheio – o prato de Rafael difere bastante do básico da culinária indiana. De forma geral, se come muito arroz, pães típicos (“chapati” ou “naan”), coco e seus derivados, além de uma série de chás e caldeiradas cujo foco varia entre frutos do mar, carne de porco e carne vermelha.