Chuchureja: é verdade que algumas cerejas são, na verdade, feitas de chuchu?

por | fev 6, 2023 | Novidades

Você provavelmente já ouviu dizer que as cerejas que geralmente decoram bolos e tortas e que são vendidas em potes com calda são, na verdade, chuchu “disfarçado” de fruta. Mas, afinal, o que é mito e o que é verdade no caso da “chuchureja”?

Cereja em calda é feita de chuchu?

Cozido, o chuchu fica com textura bem macia e, como tem sabor neutro, acaba absorvendo o tempero que for adicionado. Portanto, com saborizantes, corantes e outros aditivos o alimento realmente pode ser “transformado” em uma cerejinha.

É possível, portanto, que bolos, tortas e outros doces vendidos em padarias, por exemplo, sejam decorados com esse tipo de “cereja falsa”, uma vez que ela é bem mais acessível do que a fruta real.

Por outro lado, é importante ressaltar que a cereja em calda vendida nos supermercados é a fruta verdadeira. Isso porque o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor proíbe a venda de um produto no lugar de outro. Ou seja: vender chuchu dizendo que se trata de cereja é crime. Na dúvida, preste atenção ao rótulo e confira a lista de ingredientes.

Como fazer cereja de chuchu

A receita caseira de cereja de chuchu é bem simples e não exige muitos ingredientes. Para preparar a “chuchureja”, comece cozinhando o chuchu até que ele fique al dente, ou seja, macio por dentro, mas ainda levemente firme for fora. Em seguida, com a ajuda de um boleador (utensílio de cozinha semelhante a um pegador de sorvete), retire bolinhas do legume.

Transfira as bolinhas para uma tigela com água quente e cal virgem culinária e deixe de molho por cerca de 2 horas. Escorra e despeje as bolinhas em uma panela com calda quente de groselha. Mantenha em fogo baixe e, quando as bolinhas descerem ao fundo, retire-as com uma escumadeira.

Adicione 1 copo de açúcar na calda de groselha e, quando ferver, volte as bolinhas à panela. Apague o fogo e acrescente 1 cálice de conhaque e gotas de essência de marasquino.

Descobertas gastronômicas