Poucos alimentos são tão generosos e versáteis quanto o ovo. Além de estar presente em inúmeras preparações como bolos, tortas e massas, ele sozinho já rende uma refeição.
Ao redor do mundo, os ovos podem ser servidos de formas bem diferentes, em pratos realmente surpreendentes. Confira alguns exemplos.
Balut
Prato típico em países asiáticos como Filipinas, China, Camboja e Vietnã, o balut não é somente “diferentão”. Muitos consideram a preparação repugnante e até assustadora.
Servido como comida de rua, o balut é facilmente encontrado em feiras, bares e lanchonetes.
O prato consiste em ovos fertilizados de pato, com embriões parcialmente desenvolvidos dentro, cozidos em água ou caldos.
Tamagoyaki
Mais conhecido como “ omelete japonesa”, o tamagoyaki consiste em um rolinho feito com ovo e outros ingredientes, frito em diversas camadas e enrolado.
Além do ovo, a preparação geralmente leva hondashi, molho de soja, açúcar, sal, salsinha e cebolinha. Bastante popular no Japão, ele é muito consumido no café da manhã e servido como acompanhamento de outros pratos.
Kuku sabzi
Como uma espécie de omelete repleta de legumes e ervas, o prato tradicional no Irã normalmente é servido no Nowruz (Ano Novo Persa). As ervas simbolizam o renascimento, e os ovos, fertilidade.
Servido como torta, o kuku sabzi é parecido com a frittata italiana, leva muitos vegetais e ervas aromáticas e chama a atenção por seu visual verde intenso.
A preparação pode ser frita ou assada no forno, mas sempre em calor moderado para que a mistura cresça como um suflê.
Kwek kwek
Prato de rua típico nas Filipinas, o kwek kwek nada mais é do que um espetinho de ovos de codorna cozidos e cobertos com uma massa crocante, semelhante à do tempurá.
Encontrado em feiras e vendido por ambulantes, o petisco normalmente é servido com um molho de vinagrete.
Orsini
Orsini é um prato bonito, saboroso e fácil de fazer. Basicamente, trata-se de uma gema de ovo assada sobre as claras batidas em ponto de neve, igualmente assadas.
Para preparar, basta bater as claras em neve, colocar em um recipiente e levar para assar com um pequeno ninho no centro. Em seguida, adicione a gema e volte ao forno.
O Orsini pode ser servido como prato principal, como acompanhamento ou até mesmo sobre pães e torradas, como aperitivo.
Ovos ao forno
Quebre os ovos sobre o molho de tomate, cubra com queijo ralado e asse: ponto, assim você terá o prato comum no café da manhã italiano.
Os ovos ao forno são perfeitos para serem preparados em versões individuais e garantem uma deliciosa refeição quando acompanhados por pães ou torradas.