Nos dias mais frios, as frutas são essenciais para reforçar a resistência do organismo. Entre as mais comuns no outono, cada uma possui características peculiares. “As frutas são indispensáveis na alimentação do dia a dia e uma das principais parte de uma alimentação rica saudável. Seus nutrientes são fundamentais para a saúde”, afirma a nutricionista Valéria Carvalho, da rede Tutti Frutti Frozen Yogurt.
Leia também:
“Alimentos detergentes” ajudam a combater o mau hálito
Ovo previne doenças, retarda envelhecimento e pode melhorar colesterol
Aprenda a fazer um picolé de manga light
Além disso, as frutas são excelentes opções para substituir doces, porque a sacarose presente nestes alimentos saciam o desejo pelo açúcar. “Prefira o consumo in natura, para que não haja a perda de nutrientes importantes. Além disso, consuma de três a cinco porções diárias. Excessos sempre devem ser evitados, pois algumas frutas são sim calóricas e gordurosas”, recomenda a nutricionista.
Entre as frutas da estação, a goiaba, por exemplo, além de pouco calórica, tem baixas taxas de açúcar e gordura, é rica fonte de vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis – fundamentais para a manutenção da saúde intestinal. Já os gomos de tangerina também trazem boas quantidades de cálcio, fósforo, ferro e de vitaminas A, B e a C, além de ser, assim como a banana, excelente fonte de potássio. O coco é muito nutritivo, tem potássio, fósforo, fibras e, ainda, é altamente energético. Nutritivo e considerado um dos mais potentes calmantes naturais. O maracujá é rico em vitaminas C e do complexo B (B2 e B5), além de ter bastante ferro, cálcio e fósforo. O antisséptico limão também entra na lista com sua riqueza em flavonóides cítricos, como a vitamina C.
Outra opção para manter a imunidade no outono é o iogurte, rico em proteína e cálcio e fonte de vitaminas A, do complexo B e zinco. “Esses nutrientes contribuem para a formação ou reparação de tecidos corporais, ossos e dentes, além de fornecerem energia, equilibrarem a flora intestinal, combaterem radicais livres e, também, reforçarem a imunidade. Além disso, é pouco calórico, não prejudicando a dieta”, explica a nutricionista.
Veja uma dica de receita magra, saudável e gostosa:
Petit Gateau Frutado, especial para o outono
Ingredientes
200g de alfarroba
200g de manteiga extra, mais quantidade necessária para untar
1 xícara de açúcar mascavo
½ xícara rasa de farinha de trigo integral, mais ½ xícara de farinha branca, mais quantidade necessária para polvilhar na forma
5 ovos inteiros
5 gemas
1 banana picada
1 goiaba picada
Canela a vontade
100g de frozen yogurt natural
Calda
1 colher de café de amido de milho
1 copo de água
Suco de um maracujá
Lascas grandes de coco a gosto (opcional)
Modo de preparo
Da massa: Deixe a alfarroba com a manteiga em banho-maria até que derretam. Bata os ovos e as gemas com o açúcar mascavo. Junte tudo e misture bem. Acrescente as farinhas. Deixe gelar por mais ou menos uma hora e meia. Coloque até a metade das já formas já untadas e polvilhadas.
Da calda: Misture todos os ingredientes e leve ao fogo brando até que vire calda.
Leve a massa ao forno pré aquecido por 10 minutos. Leve a banana polvilhada com a canela em pó também ao forno pré aquecido por 10 minutos. Desenforme os bolinhos e recheie com a banana ainda quente. Misture os pedaços de goiaba no frozen yogurt natural. Sirva o bolo, o frozen yogurt com a goiaba e a calda separados, só que no mesmo prato.
O vídeo ensina outra receita também com frutas. Assista: