Logo Delicioso.com.br

Petiscos para o esquenta

O carnaval é uma festa dos sentidos: música para ouvir, alegorias, fantasias e gente bonita para ver, beijos, abraços e amassos para sentir e, claro, delícias para comer. É aí que entram duas práticas sugestões de petiscos para dar à folia o sabor que ela deve ter: irresistível.

O chef César Mattos, do Boteco Vip, no Rio, abriu o livro de receitas de seu restaurante e sacou duas pérolas da gastronomia de botequim: a lingüiça caramelada com suco de abacaxi e as lâminas de picanha aceboladas ao shoyu com leite de coco.

Vídeo: veja como preparar os petiscos para o esquenta

Linguiça caramelada com com suco de abacaxi

Ingredientes:

400 g de linguiça fina cortada em pedaços

500 ml de óleo composto (soja + azeite)

200 g de açúcar

200 ml de mel

300 ml de suco de abacaxi

Modo de preparo:

Comece pelo caramelo. Em uma frigideira quente, bem quente, coloque 300 ml o óleo composto. “Ele vai ser importante para dar o brilho do molho”,comenta César. Adicione o açúcar, o mel e o suco de abacaxi. Mexa bem, até começar a dourar, em fogo médio. Em outra frigideira, aqueça o restante do óleo composto e adicione a lingüiça. “Quando ela já estiver perdendo a cara de crua, é a hora decolocar a cebola”, ensina o chef. Refogue tudo e, antes que estejadourado, acrescente o caramelo. “A lingüiça vai terminar de cozinhar no molho. Deixe no fogo por mais 3 a 4 minutos”, recomenda César. Sirvacom torradas ou pãezinhos.

Veja AQUI a lista completa de matérias do Especial de Carnaval

Lâminas de picanha aceboladas ao shoyu com leite de coco

Ingredientes:

300 g de picanha cortadas em lâminas finas e temperadas apenas com sal
200 ml de óleo composto
250 ml de leite de coco
50 g de açúcar mascavo
150 ml de shoyu
1 cebola média cortada em meia-lua

Modo de preparo:

Em uma frigideira tão quente quanto a do outro prato, aqueça o óleo composto e frite a picanha. “É importante mexer sempre para ela nãogrudar”, diz César. Em seguida, adicione a cebola e quando tudo estiver dourado, retire o excesso de óleo. Mas o chef lembra: “Não tire tudoporque ali ainda há um pouco do suco da carne e ela não pode ficarseca”. Acrescente o leite de coco, mexa, junte o açúcar mascavo e, porfim, o shoyu. A picanha deve ser servida afogada no molho, acompanha depãezinhos ou torradinhas. “O importante no preparo desse petisco é que nenhum ingrediente se sobressaia. Tudo deve estar muito equilibrado”, finaliza César.