Logo Delicioso.com.br

Mostra Sabores Latinos – México

Toda a história da culinária do México em um só lugar. Até domingo, 18, cariocas e turistas podem conferir a 3ª Mostra Sabores Latinos, sobre a gastronomia e cultura mexicanas, que acontece no Sheraton Rio Hotel, no Leblon, Zona Sul da cidade.

Promovida pela ONG Descobrindo a América Latina (DAL), o evento tem como objetivo promover as diversas culturas da região e já teve como temas o Equador e o Peru. Para falar sobre a rica gastronomia mexicana, um ilustríssimo convidado participou do evento: Ernesto Aguilera, eleito em 2010 como o Melhor Chef do México, com apenas 30 anos.

Aguilera apresenta um pouco mais sobre os ingredientes e história da cultura de seu país, num encontro que contou ainda com a participação dos chefs Antonio Luna García e Efrén Iribarren Olvera, que estão à frente das cozinhas do Sheraton México e Rio, respectivamente.

Além da apresentação, Aguilera preparou diversos molhos carregados nos mais diversos tipos de pimenta – só no evento, foram mostrados mais de 10 tipos de ‘chili’ – para os convidados da imprensa e colegas da gastronomia. O ingrediente é uma das bases da cozinha mexicana, junto com o milho, o abacate, as ‘quelites’ – pequenas ervas, como orégano, as ervas de folhas maiores e nada menos que 25 tipos de feijão, preparados como pratos quentes, cozidos e moles, os molhos mais picantes.

O conhecimento do chef sobre a tradição de seu país impressiona. Ele garante que este é um dos segredos para o sucesso da gastronomia do México, nomeada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. “Cresci numa família com muitas mulheres e com uma raiz mexicana muito forte. Lá no México a culinária é muito tradicional. Acredito que os jovens não saibam tanto sobre a nossa gastronomia, mas com certeza as mães e avós sabem muito. Brinco que no México existem três coisas importantes: a comida, a religião e o futebol”, brinca Aguilera.

Super engajado na divulgação da cultura mexicana, ele explica também que o país é dividido em doze regiões e em cada uma delas há diferentes ingredientes e pratos típicos. Na “Baixa Califórnia”, por exemplo, prevalecem os pescados. Na região sul, cerca de 37 ingredientes comuns a todos os estados integrantes transformam-se em pratos totalmente diferentes entre si.“Estou certo de que toda a cozinha latino-americana tem a mesma diversidade e forte identidade da mexicana. A gastronomia é uma arte em constante mudança, mas que temos que preservar. A culinária é a representação de um povo”, declara Aguilera.

Pela primeira vez no Brasil, ele conta que não teve tempo ainda de experimentar muitas coisas, mas adorou alguns itens bem típicos. “Pão de queijo, açaí e fruta do conde! No México, também uso muito maracujá, que é uma delícia, mas é muito caro”, contou ele, que se aproximou da culinária brasileira em seu próprio país, num restaurante adequadamente batizado de “Rodízio”. Como todo bom “gringo”, ele ainda quer provar nosso maior item de exportação no ramo culinário: “Feijoada! E caipirinha!”, diz um sorridente Aguilera.

Leia mais:

Dourado à la Veracruzana – Que tal mergulhar nas delícias da cozinha mexicana, cheia de frutos do mar e pimenta?

Ceviche Acalpuqueño – Mais um prato típico mexicano direto para a sua mesa!

Guacamole – Uma das receitas mais famosas – e fáceis – da cozinha mexicana