Como montar uma ceia light e evitar detonar a dieta neste Natal: 10 dicas

por | jun 30, 2016 | Receitas

Festas de fim de ano, apesar de serem bons momentos para reunir amigos e familiares, pode se tornar um verdadeiro problemas para quem está de dieta e tem dificuldades em resistir às delícias presentes nas mesas repletas de doces e pratos saborosos. Para evitar exageros, aprenda dicas de como montar uma ceia light e fazer substituições sem detonar o processo de emagrecimento:

Leia também:
Jantar de Natal: guia completo para deixar sua casa PERFEITA 
3 árvores de Natal diferentes, lindas e fáceis para inovar na decoração esse ano
Escondidinho de panetone é receita inusitada para sua ceia de Natal

Frutas secas sempre fazem parte da ceia e, se você não consegue abrir mão, vale trocar a uva passa pelo damasco seco. A primeira contém 300 calorias em 100 gramas, enquanto a segunda possui apenas 100 calorias na mesma quantidade.

Bebidas alcoólicas são altamente calóricas, mas se você não quiser ficar de fora do brinde, tente manter a moderação e ficar apenas com uma dose, já que meia taça de champanhe já possui cerca de 50 calorias. Saiba ainda que uma latinha de cerveja tem 150 kcal e uma taça de vinho, 125 kcal.

Na hora de montar seu prato, sirva porções pequenas para não se sentir nenhum tipo de privação e aposte em vegetais que aumentam a saciedade e evita que você exagere na farofa e na maionese, por exemplo.

Prefira ingerir carnes brancas, como peru e chester, sem pele e sem gordura e procure pular o tender e o pernil, típicos na ceia.

Se a mesa está repleta de petiscos, tome cuidado. Evite os queijos amarelos e prefira a muçarela de búfala. Salame, presunto e outros embutidos também devem entrar de forma bastante moderada no prato.

Se você sempre prepara um salpicão para a ceia, vale trocar a maionese por queijo cottage, podendo incluir damasco seco e maçã picada no prato.

Farofa é excelente acompanhamento de carnes, mas versões com bacon e ovos, por exemplo, podem detonar a dieta. Que tal experimentar uma preparação à base de quinoa, gergelim e castanhas?

Em vez do arroz branco, opte pelo integral ou sete grãos, que contém fibras e vitaminas do complexo B. Incremente o preparo com castanha-do-pará.

Sobremesas de Natal podem ser altamente calóricas, mas se você não consegue ficar sem um doce depois da refeição, tente ficar com uma mousse de chocolate light ou mesmo apostar em frutas da estação.

Se o panetone não pode falta, prefira o de frutas ao recheado de chocolate. A versão com frutas cristalizadas tem 270 kcal a cada 80 g, enquanto a mesma quantidade de chocotone apresenta 317 kcal.