A história da carioca Karen Couto é especial. A moça, que trocou o Rio pela Europa, é ex-colaboradora do catering de ninguém menos que Ferran Adrià (chef espanhol à frente do El Bulli – considerado um dos melhores restaurantes do mundo pelo Guia Michelin). O love affair de Karen com o mundo gastronômico vem de longa data. Pois bem, fato é que, atualmente, ela é mestre no preparo de iguarias de encher os olhos e dar água na boca (!).
Bailarina clássica, formada em Direito, Karen passou tempos trabalhando com marketing num programa de culinária. Daí, sabe aquele momento “repensar a vida” que vez ou outra nos atinge? Foi em um desses que as lembranças da infância e o gosto pela culinária aumentaram o apetite da moça a dar uma guinada na carreira e mergulhar no mundo da gastronomia – para a nossa sorte!
Desde pequena, Karen era gulosa toda vida. Aos dez anos de idade, o gosto por botar a mão na massa entrou em sua vida através da babá Marizete que lhe ensinou a primeira receita de bolo. Como na família quase ninguém cozinhava, se arriscar na cozinha e proporcionar momentos de prazer com um prato elaborado por ela mesma tornou-se sua brincadeira predileta.
O tempo passou e Karen transformou a emoção dos tempos de meninice em trabalho. Assim nasceu a chef Karen Couto. “Depois de cumprir todas as etapas profissionais por exigência, digamos, familiares, fui para a Itália sem muitas esperanças, mas com muita determinação. Trabalhei em restaurantes e aprendi muito na prática e sob pressão. A cozinha deve ser democrática. Compartilhar conhecimento ajuda a engrossar o caldo”, acredita Karen.
VEJA AQUI TRUQUES E DICAS DA CHEF
A vida de chef é repleta de cores, sabores e emoções. Karen adora viajar, conhecer novas culturas e vive antenada com o que há de mais novo no mundo maravilhoso da gastronomia. Na Europa, a moça experimentou receitas incríveis. As andanças por lá apuraram o seu paladar e guardam suas experiências sensoriais mais especiais. “Na Itália, nada melhor que degustar um ossobuco acompanhado de uma boa massa fresca. Da culinária catalana, sou fã da esqueixada de bacalhau (bacalhau dessalgado e desfiado com a mão, com tomate e azeitonas pretas). Na Espanha gosto do arroz com jámon ibérico e camarões e, o steak tartar da França é delícia pura!”, conta ela.
E o que falar das receitas de Karen? Dá água na boca só de imaginar as especialidades de sua cozinha experimental: moqueca de camarão com espuma de batata e azeite de ervas ou galinha d’angola com redução de vinho do Porto e foie gras. As sobremesas? Brigadeiro esférico e crocante com doce de leite e goiabada com mascarpone e menta. Delícia! Delícia!