Café bem acompanhado

por | jun 30, 2016 | Receitas

Essa semana resolvi fazer um “Especial Cafezinho”. Tudo começou com um e-mail que eu recebi perguntando o que servir junto com o café depois de um jantar. Existem milhões de coisas simpáticas e charmosas que combinam maravilhosamente com o famoso cafezinho. Resolvi buscar receitinhas fáceis e práticas. Biscoitos do tipo amanteigados são sempre uma boa, pois a massa pode ser congelada crua. No dia de servir e só cortar e assar. Coloquei na coluna de hoje a receita de Biscoitinhos de limão e Amanteigados básico (nesta última você pode inventar um sabor colocando um temperinho a mais, como canela, raspas de laranja etc). Outra grande idéia é o Salame de chocolate, que também deve ser feito antes e congelado. Aproveitando a onda de cafezinho, não resisti e botei a receita de Bolo de maçã e Brownie, que são duas tentações divinas, grandes paixões gastronômicas!!!

Biscoitinhos de limão

Ingredientes

3 ¼ xícaras de farinha de trigo

02 xícaras de açúcar de confeiteiro

01 ovo

200 gr de manteiga picada

02 colheres de sopa de suco de limão

Preparo

Misture a farinha, a metade do açúcar, o ovo, a manteiga picada e 2 colheres do suco de limão. Amasse até obter uma massa lisa. Enrole a massa como uma salsicha e embrulhe em papel alumínio. Deixe na geladeira por aproximadamente 1 hora, ou congele até o dia de servir. Aqueça o forno em temperatura baixa, corte fatias fininhas da massa gelada (ou congelada) e coloque numa assadeira untada. Asse por uns 15 minutos ou até começarem a dourar. Deixe esfriar em local arejado.

Salame de chocolate

Ingredientes

200 gr de chocolate em pó

200 gr de biscoito maisena picado

05 colheres de sopa de açúcar

02 gemas

03 colheres de sopa de manteiga

01 cálice de licor Frangélico (ou algum outro de sua preferência)

Preparo

Bata bem o açúcar, as gemas e a manteiga até obter um creme clarinho. Junte o chocolate, o biscoito e o licor. Modele como um salame e enrole em papel alumínio. Leve ao congelador até o dia de servir. Para servir corte em fatias finas e deixe descongelar um pouco.

Bolo de maçã

Ingredientes

04 maçãs pequenas picadas

02 tabletes de margarina

04 gemas

04 claras em neve

02 xícaras de açúcar

02 xícaras de farinha de trigo

01 pitada de sal

canela em pó para polvilhar

01 colher de sopa rasa de fermento em pó

Preparo

Bata as gemas, o açúcar e a margarina até obter um creme bem clarinho. Acrescente a farinha, o sal , as claras em neve, o fermento e por último as maçãs. Não bata, apenas misture gentilmente. Asse em forno pré-aquecido, em temperatura média, por 20 minutos ou até que quando você enfiar um palito e ele sair sequinho.

Biscoitos amanteigados

Ingredientes

1 ¼ xícara de farinha de trigo

½ xícara de açúcar

07 colheres de manteiga

Preparo

Peneire a farinha e o açúcar em uma tigela. Junte a manteiga. Amasse bem a mistura até ficar uma massa lisa. Coloque a massa entre duas folhas de papel manteiga e, com um rolo de macarrão, faça um retângulo fininho. Se quiser congelar enrole a massa como uma salsicha e embrulhe em papel alumínio. Corte a massa em quadradinhos e coloque-os em uma assadeira. Asse por aproximadamente 15 minutos, ou até ficarem dourados, em forno pré-aquecido (temperatura baixa).

Brownie

Ingredientes

04 xícaras de açúcar mascavo

04 ovos

04 xícaras de farinha de trigo

04 xícaras de chocolate meio amargo picado (200gr)

02 colheres de sopa rasas de baunilha

200 gr de manteiga

02 colheres de chá rasas de fermento em pó

02 xícaras de nozes picadas (opcional)

pedacinhos de chocolate branco para decorar

Preparo

Derreta o chocolate em banho-maria. Bata muito bem os ovos, a manteiga, o açúcar e a baunilha. Junte a farinha de trigo e o fermento. Em seguida as nozes e o chocolate. Misture bem e coloque em uma assadeira untada e decore com o chocolate branco. Asse em forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 30 minutos. Vale a pena lembrar que o brownie é uma espécie de bolinho baixinho, que não cresce quando vai ao forno.