7 truques para deixar qualquer salada bem levinha e prática

por | jun 30, 2016 | Receitas

As saladas predominam nos cardápios diários de muita gente. Porém, comer alface e tomate todo dia, além de ser chato, é pouco saudável. Há uma abundância de variedades de saladas que podem ser preparadas com ingredientes de todos os tipos. E é justamente aí que há o risco de se cometer alguns erros de escolha. Saladas devem ser leves e com a premissa de que não extravasam uma refeição em calorias.

Dicas para salada magra

1. Aposte no alface

O ingrediente básico da salada, além de ser fácil de encontrar e acessível no preço, ajuda a saciar a fome e combina bem com outros ingredientes. Aposte em muitas folhas de alface e menos quantidade de outros ingredientes para “emagrecer” sua salada.

2. Recuse saladas ‘fast food’

Evite saladas prontas e embaladas com molhos, croutons e nuggets de frango. Elas não são nada leves e usam ingredientes que aumentam muito a quantidade de calorias do prato.

3. Use ingredientes grelhados

Você pode adicionar porções de proteína magra à sua saladas como, por exemplo, pedaços de frango ou peru. Mas que sejam grelhados, pois essa é a maneira mais leve e saudável de prepará-lo.

4. Cuidado ao temperar

Não exagere no azeite, porém um pouco é sempre recomendado. Se você adicionar vinagre, modere na quantidade. Para preparar um  molho original e sempre recorrer a ele: use o suco de meio limão e um pouco de mel.

5. Modere na adição de queijo

Muitas pessoas não podem conceber uma salada sem queijo. Se este for o seu caso, você deve saber que a melhor opção é usar um queijo magro ou com baixo teor de gordura. A mussarela, por exemplo, é dos tipos de queijo mais calórico: 100 gramas fornecem cerca de 300 kcal.

6. Prefira consumir produtos sazonais

Sim, parece estranho, mas a melhor maneira de fazer saladas leves e magras é utilizando ingredientes sazonais ou orgânicos. Tudo porque os produtos sazonais e orgânicos têm muito mais sabor e dispensam a correção da falta de sabor com ingredientes extras ou molhos calóricos.

7. Modere nas quantidades

Um erro muito comum que acaba adicionando muitas calorias às saladas está em agregar muitos ingredientes em uma única preparação. Para uma salada ser rica e leve, o segredo está em escolher bem os seus ingredientes.

Tempero detox: Gengibre com limão para turbinar salada